quarta-feira, 29 de abril de 2009

Auckland – Curiosidades e locais

Ok, demorei pra colocar um post novo, mas “antes tarde do que nunca”…

Algumas curiosidades sobre Auckland:

  • Não existe varredores de rua, a não ser no centro da cidade. Isso acontece porque cada um faz a sua parte, seja não jogando lixo no chão, seja varrendo e limpando a frente de suas casas.

 

  • A coleta de lixo acontece uma vez por semana. Cada residência possui um mini-container portátil, que durante a semana fica armazenado dentro das casas. Tem uma pra lixo em geral e outro pra lixo reciclável. No dia da coleta os moradores os colocam na rua. É leve, tem puxador e rodinhas. Se colocar na rua no dia errado leva multa.

 

  • Ainda sobre a coleta: um dia, antes de ir para a escola, eu vi o caminhão de lixo chegando, sabe com quantos funcionários? 01!! O motorista encosta na rua e através de um braço mecânico ele pega o container, vira no caminhão e devolve para o mesmo lugar. Muito mais eficiente do que eu podia imaginar.

 

  • As caixas de correio: cada casa tem a sua caixa, e se vc coloca um aviso de “no junk mail, please” eles respeitam. Não colocam nada além das correspondências do New Zealand Post.

 

  • As pessoas aqui são extremamente polidas, seja no mercado, na farmácia ou nas lojas de roupa. Até vc completar a sua compra, vc escuta pelo menos uns cinco “obrigado”. E não só comercialmente falando, mas também soocialmente.

 

  • No trânsito eles utilizam a “mão inglesa”, isto é, os carros transitam pelo lado esquerdo. É estranho dirigir assim, mas só nos 10 primeiros minutos. É claro que a atenção tem que ser redobrada.

 

  • A Nova Zelândia é formada por 3 ilhas, e não somente  pelas Ilhas Norte e Sul. A terceira que se chama Stewart Island, é a menor e a única que tem um nome próprio. Esse mês o governo iniciou os estudos para dar uma denominação às outras ilhas. Provavelmente serão nomes nativos de linguagem Maori.

 

E Agora algumas fotos da cidade de Auckland:

The Civic Center, teatro.

IMG_0286

The Edge, Auckland Town Hall, sala de concertos.

IMG_0287 

O órgão que a sala de concertos possui.

IMG_0299 - Copy

Complexo de cinemas Skycity.

IMG_0290

Britomart, o ferryport de Auckland.

IMG_0379

Um dos ferryboats que atendem a cidade.

IMG_0360

Um navio atracado no terminal de passageiros

IMG_0314 

O pessoal da escola num dia de passeio de barco.

IMG_0316 

IMG_0320 

Vista da cidade saindo por Auckland Harbour.

IMG_0328

A foto da foto.

IMG_0338 

Eu e o pessoal.

IMG_0337

Harbour Bridge

 

IMG_0343 

O Bungy jump da Harbour Bridge

IMG_0350 

Abraços!

Um comentário:

  1. Boa noite André!
    Sou professora e adorei as curiosidades, principalmente quando você fala da educação das pessoas na rua! Bom, espero que você não se importe que "minha turma" também olhe as tuas histórias! Um abraço.
    Eliane Eleotério.

    ResponderExcluir