quarta-feira, 11 de março de 2009

Nova Zelândia – O Nascimento de um País

A  Nova Zelândia é o país mais novo do mundo. De colonização recente, com cerca de 4 milhões de habitantes, a Nova Zelândia conserva seu meio ambiente limpo e preservado.

A Nova Zelândia é uma nação de imigrantes. Os Maoris, já abordados aqui neste blog recentemente, chegaram a menos de mil anos e os primeiros europeus há apenas 350 anos. Juntos esses dois povos forjaram o povo que aqui hoje vive.

Ainda não se sabe se os Maoris fizeram viagens planejadas ou se chegaram aqui por acaso. Sabe-se que os Polinésios, ancestrais dos Maoris, eram hábeis navegadores e percorriam as ilhas do pacífico em grandes embarcações de madeira. Com barcos carregados de plantas e pequenos animais, teriam seguido pistas de navegação como as aves migratórias e as formações de nuvens. As maoires canoas Maoris, as canoas duplas, podiam transportar até 200 pessoas.

Em 1642, a Companhia das Índias Orientais, com o intuito de expandir seu comércio, enviou Abel Tasman rumo ao sul de Java e da Indonésia.

Em dezembro deste anos Tasman chega ao atual Golden Bay.  Maoris hostis assassinaram 4 marinheiros numa emboscada nesse dia, desde então o local foi batizado de baía dos assassinos. Em 1643 Tasman deixa a ilha sem muito interesse.

Mais de cem anos depois, em 1749, o capitão inglês James Cook retorna à Nova Zelândia com botânicos e artistas a bordo. Sua missão era avaliar o potencial do país como colônia dessa vez documentando as descobertas. Nesse ano ele reinvidica o território para a Inglaterra, sem saber que o explorador francês Jeande Surville estava a poucos quilômetros, mas um desconhecia a presença do outro.

Nessa época era comum europeus navegarem pos essa região à procura de baleias, porém sem a intenção de se tornarem imigrantes permanentes. Já em 1800 estas expedições se tornaram anti-econômicas pois o objeto de desejo, as baleias, já haviam se tornado escassas.

O impacto desses visitantes era enorme. Os europeus traziam consigo doenças e objetos que despertavam os instintos guerreiros dos Maoris, como novas armas de fogo. Em 1820 aproximadamente 20.000 Maoris morreram em decorrência de guerras tribais. A aquisição de terras por parte dos europeus, a chegada do cristianismo e outras tantas interferências sócio-culturais fizeram com que os Maoris solicitassem à rainha Vitória a garantia de lei e ordem. A preocupação com expedições francesas e americanas fizeram com que em 1840 fosse preparado o importantíssimo tratado de Waitangi. Trata-se de um pacto que garantiu aos Britânicos a preferência para a compra de terras, e deu aos Maoris os mesmos direitos e privilégios que os súditos britânicos.

Mas o tratado não foi suficiente para estabelecer a paz e houve vários atos de hostilidade entre britânicos e maoris. Em 1868 os maoris quase persuadiram os britânicos a deixarem o país, apesar de estarem em menos número.. No ápice dos confrontos haviam 20.000 soldados britânicos contra 5.000 guerreiros maoris. Toda essa hostilidade levou os Maoris, mais de cem anos depois, a questionar na justiça o tratado.

O Tratado de Waitangi é válido até hoje.  Porém diferentes interpretações foram dadas a esse pacto e tal documento é debatido na justiça neo-zelandesa até os dias de hoje. E é um assunto que ainda gera muita tensão, pelos dois lados.

Acho esse assunto do tratado bastante interessante e vou me aprofundar nele no futuro.

Abraços a todos! 

fonte: Eyewitness Travel Guide – New Zeland. Ed. Dorling Kindersley Limited.

2 comentários:

  1. Mas esse meu amigo está chique mesmo!!! hehe!!! Adorei as suas últimas fotos... Essa ilha que vc visitou deve ser o máximo.. E o cachorro que fofo!!! :-) A foto principal do seu blog não poderia ser mais perfeita....rs! Sua cara!!!
    Beijão,
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Olá... estava pesquisando sobre a Nova Zelandia e encontrei seu blog. Estou querendo fazer um intercâmbio... se possivel me manda um email! Abraço,

    Lais
    lais.comunicacao@gmail.com

    ResponderExcluir